Você conhece o verdadeiro poodle? pois saiba que diferente do que se vê normalmente, poodles são cães fantásticos.. carinhosos, limpos, extremamente fiéis... enfim, poodles são verdadeiros cães de cia. Espero, com este blog, contar um pouco de minha experiência com esta raça.
obrigada e ótima leitura!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Poodles e o Agility

O Agility nasceu em 1978 na Inglaterra, como entretenimento para o público que visitava e assistia o CRUFTS DOG SHOW . O intuito era distrair os visitantes nos momentos de tédio. Baseado em provas hípicas, o Agility consiste em fazer o cão percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas. O condutor não pode encostar no cão e não pode ter nada em sua mão. O cão, por sua vez, não pode estar preso à guia nem usar qualquer tipo de colar. Se as regras não forem seguidas, a dupla condutor/cão será desclassificada.

Até o momento da prova, a dupla não conhecerá o percurso, que será determinado momentos antes pelo juiz. O condutor fará um prévio reconhecimento do percurso antes da prova ser iniciada. O Agility não é uma prova de velocidade, mas sim de habilidade. Por isso, as faltas nos obstáculos são mais importantes do que as faltas de tempo.

O Agility, como esporte, além de nos deixar em forma juntamente com nosso fiel companheiro, ajuda a fazer novos amigos e age como uma terapia anti-stress. É realmente relaxante e prazeroso praticar o Agility.

Por ser uma prova de habilidade, o Poodle sempre saiu-se muito bem nestas provas. No Brasil temos poucos poodles praticando agility; isto deve-se ao fato das pessoas acharem que a manutenção do pêlo para cães praticantes de agility é muito trabalhosa; afinal temos prova em locais fechados e abertos e em diversos tipos de piso.

Felizmente isto está mudando: hoje temos vários poodles, ainda jovens, em treinamento que em breve estrearão em pistas; poodles com ótima linhagem, que certamente muito bem representarão a raça dentro do esporte. Certamente quando isto acontecer a imagem do poodle, como cão de companhia apenas, mudará, pois são ótimos cães de trabalho.

Mundialmente falando, poodles sempre se destacaram muito bem no esporte. Nos campeonatos mundiais sempre estiveram nas primeiras posições dentro da categoria na qual compete (os cães, no agility, competem em categorias separadas por tamanho) sendo, inclusive, já campeão mundial.

Quem procura um ótimo companheiro, para todos os ambientes e estilos de vida e também um atleta devem sem dúvida procurar ter um poodle.

Como temos três categorias no agility, mini (para cães até 35 cm), midi (até 43 cm) e standard (acima de 43 cm), qualquer tamanho de poodle é bem vindo.



por Luciana Magri

criadora pelo canil Dartanhans, competidora de agility desde 1998

Um comentário:

  1. Lu
    lindo post..legal pra mostrar que qualquer cão pode praticar agility..q é mto saudavel e divertido!!
    E poodles são mmto comuns no esporte e poucas pessoas sabem disto!!!
    Bora divulgar!!!!!!

    bjussssssss

    ResponderExcluir